GALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORES

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Arauto

Desgarradas na Net da autoria de Jorge Gonçalves da ilha Graciosa e de Rosa Silva da ilha Terceira. Um sector informativo do Grupo Galeriacores

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pobres e ricos




Neste mundo as injustiças


Andam sempre de mão dada


Os meninos que têm tudo


E outros que não têm nada









Que tema que aqui temos


Vai ser uma atrapalhação


É para mim complicado


Falar com determinação


Quanto à minha opinião,


É a razão desta certeza,


Como é pobre a condição,


Quando falta o pão na mesa


Entre aqueles que tudo têm


Vivem às mil maravilhas


Vestem a roupa de marca


Como o Nike e as Adidas.









Eu nem ligo a essas marcas


Por mim aceito dádivas


Nem reparo nas etiquetas


Podem até vir das Maldivas


Há quem tenha vidas vivas,


E a carteira recheada,


Extravagâncias e activas,


Mas outros não tem nada


Vivem em grandes palacetes


E nunca lhes falta nada


Comem do que lhes apetece


E ainda têm criada.









Já tive uma outrora


Era com necessidade


"Fugiu" tudo a galope


Faço eu com mais vontade


Com essa sua verdade,


Sou criado em revelias,


Acabou-se-me a vontade,


E já não vou em utopias


Os outros são "coitadinhos"


Vivem por aí ao Deus dará


Não tiveram esses mimos


Vão é p'ra terra cavar.









Nisso meus filhos tem sorte


Ou então perfeito azar


Na terra nem trabalham


Fico eu com grande pesar


Entristece o meu pensar,


Que está desiludido,


Mas com Deus queria falar,


Porque anda distraído


Playstation e Computadores


Têm os meninos ricos


Os meninos de pais pobres


Quase sempre não têm isso.



Por cá também há Playstation


Com jogos de mil horrores


Não fui eu quem os comprou


E fazem-me dissabores









A sociedade é assim


Geradora de classes


Pois tudo o que nela existe


É dividido por partes.


Classe baixa e classe média


Este é um grande facto


Uns são pobres e outros ricos


Todos têm o seu status.


Não é justo, não senhor


A criança pobre bradou


Quem têm culpa d'isto tudo


É Deus que tudo criou.



Penso mais que são os homens


Que complicam isto tudo


Lembram-se de antigamente


Quando havia o escudo?









Os meninos de pais ricos


Sobem na vida a valer


Os meninos de pais pobres


Vão para a praça varrer.


Que grande desequilíbrio


Que esta sociedade encerra


Uns rodeados por prata e ouro


Outros mergulhados na "terra".


Quero pedir-lhe desculpas


Por ter mudado de termo


É melhor falar da "terra"


Evitar algum enfermo :)









Coitados dos desgraçados


Que não têm alternativa


Vivem da mão p'ra boca


Rodeados por fadiga.


Os padrinhos são mais valia


Para aqueles que pouco têm


Com algumas ajudinhas


Vão um pouco mais além.


É assunto que dá tristeza


Não será fácil a solução


Mas não concordo que haja


Tamanha discriminação



Adeus, até outra vez


Meus senhores, fiquem bem


E não se esqueçam de partilhar


Com aqueles que nada têm.





-FIM-


Jorge Gonçalves


Rosa Silva (Azoriana) Ilha Terceira


António Prates (convidado)


10 de Outubro de 2004




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Google
Europe Travel Newsfeed



Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor